domingo, 11 de outubro de 2009



Grazzi Yatña

Batatas.

Tenho pensado em batatas de forma renitente durante a maior parte da vida.

Desde criança, essa inquietante questão- não acerca das batatas, que fique claro, mas sobre as batatas em si, tomava-me de sobressalto como pipocas saltando da panela inadvertidamente, visto que não havia sido milho o que ali fora jogado.

A primeira vez que me dei conta delas foi na cozinha, aos seis anos. Adentrei o recinto, e logo na soleira daquela porta algo me tomou de solavanco e dominou-me o espírito de tal forma que sentei-me quieta diante da minha vó, que descascando batatas do outro lado da mesa me fascinava com sua dedicação feroz a elas.

As feições impressionantes da minha vó descascando batatas ficou gravada na minha memória de tal maneira que tornou-se um desafio de gigante decifrar o que estava por trás daquele enigma.

Alguns longos minutos fiquei ali, os braços cruzados me apoiando o queixo por cima da mesa, olhar fixo no objeto da minha solene adoração. Ela quase nem levantou o olhar, apenas escolheu minuciosamente uma das maiores batatas deitadas no seu avental, colocou-a a alguns centímetros de mim e disse secamente: "Agora pegue a outra faca".

Obedeci como quem espera flores de um amante e recebe uma jóia e então ela sorriu me olhando nos olhos finalmente. "Se você conseguir descascar essa batata mais rápido do que eu, farei um bolo só para você hoje".

Balbuciando, tentei argumentar infantilmente e com palavras que não lembro mais exatemente quais foram, que isso não era justo, visto que ela tinha muitos anos de experiência na minha frente e que eu não conseguiria, naquele momento, fazer nada melhor nem mais rápido do que ela.

Enquanto eu tentava expressar o que só tenho plena idéia do que seria absolutamente hoje, ela avançou sobre minha mão com sua faquinha amolada e quase me tirou um naquinho de dedo. Apavorada e seduzida pelo pavor, a xinguei de muitos nomes feios.
Ela deu uma sonora gargalhada e disse: "Fia, você é rápida o bastante, agora pegue a faca".

Dias depois, me ensinou a degolar galinha pra fazer molho pardo.
..